Últimas da Opção Fm

Prefeito de Rio Claro entrega primeiro abrigo para animais de grande porte.

Prefeito de Rio Claro entrega primeiro abrigo para animais de grande porte.

Editor

julho 28th, 2020

Sem comentários

Quem ver animais soltos nas ruas ou vítimas de maus-tratos pode ligar para 3532-4115.

Pela primeira vez Rio Claro tem um abrigo para animais de grande porte. Com cerca de 20 animais recolhidos pela prefeitura por mês, um espaço adequado para mantê-los temporariamente era antigo desejo de todos os que se preocupam com o bem-estar animal. A estrutura entregue pelo prefeito João Teixeira Junior na terça-feira (28) é mais uma importante conquista do município que, entre outras ações, instituiu no ano passado o Código de Proteção e Defesa dos Animais, a primeira lei local a tratar do assunto. “O serviço que já vinha sendo realizado de recolhimento de animais soltos nas ruas ou vítimas de maus tratos ganha um complemento fundamental que é um espaço adequado e confortável para manter esses animais enquanto estão sob os cuidados da prefeitura”, comenta o prefeito Juninho. “Essa era mais uma demanda que já se arrastava há anos antes de assumirmos a prefeitura, e que com grande esforço e dedicação de nossa equipe e o apoio de ONGs e de protetoras de animais conseguimos cumprir nesta administração”, acrescentou durante a entrega do abrigo, que contou com a presença do vereador Julinho Lopes e do assessor do vereador Ney Paiva.

Pela primeira vez a cidade tem um lugar com baias separadas e telhado capaz de abrigar com conforto os animais de grande porte recolhidos. Localizado no Distrito Industrial, em frente à sede do Centro de Controle de Zoonoses, o abrigo tem área de dois mil metros quadrados e 13 baias individuais, espaço suficiente para que possam se movimentar e se alimentarem no pequeno pasto no pátio. “É um local que oferece espaço, qualidade e proteção do sol, chuva e frio, como merecem ser tratados os animais recolhidos”, comenta o secretário municipal de Governo, Ricardo Gobbi, que esteve à frente da implantação do abrigo durante o período em que foi secretário do Meio Ambiente, lembrando que os animais recolhidos pela prefeitura recebem toda alimentação e cuidados veterinários que precisam.

O serviço de recolhimento de animais de grande porte vinha funcionando de maneira provisória no município. Estava desativado em 2017, quando teve início a atual gestão. Nesses três anos e meio, ganhou novo fôlego. Os animais vítimas de maus tratos são colocados para adoção após restabelecerem boas condições de saúde. Nos demais casos, os proprietários têm até dez dias para apresentarem comprovação e fazerem a retirada de seu animal que, caso contrário, também é colocado para adoção. O processo de adoção envolve entrevista com os interessados e visita ao local onde o animal poderá ficar alojado.

De acordo com o departamento municipal de Proteção Animal, os animais que escapam são geralmente restituídos rapidamente aos seus donos, que logo procuram a prefeitura para os reaverem. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça a necessidade de os proprietários cuidarem de seus animais e não os deixarem soltos nas vias e áreas públicas. Além do perigo de acidentes no trânsito, esse descuido também pode pesar no bolso. Hoje, para retirar o animal recolhido sob tutela do município, o proprietário tem que pagar multa de R$ 125,00, além de diária de R$ 10,00. A multa dobra a cada reincidência.

Quem flagrar animais soltos pode ligar para o número 3532-4115. O serviço também atende nos finais de semana para emergências, como flagrantes de animais em situação de maus tratos.

Comentários estão fechados.

MENU
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)