Últimas da Opção Fm

Encontro destaca integração entre os  municípios para o planejamento regional.

Encontro destaca integração entre os municípios para o planejamento regional.

Editor

setembro 25th, 2018

Sem comentários

Cidades precisam discutir temas comuns de forma regionalizada.

Rio Claro sediou nesta quinta-feira (27) encontro para discutir propostas para elaboração do Plano Diretor Urbano Integrado (PDUI), com diretrizes e regras para o planejamento regional dos municípios que compõem a Aglomeração Urbana de Piracicaba (AUP). Os participantes do evento destacaram a necessidade de união e integração entre as cidades para planejar e promover o desenvolvimento da região com sustentabilidade e qualidade de vida.

A importância do evento e dos temas em discussão foi destacada pelo vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, que representou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Os assuntos em discussão no planejamento regional são de extrema relevância para planejar o desenvolvimento econômico com qualidade de vida”, disse Bellagamba destacando a importância dos municípios trabalharem de forma harmônica com objetivo único. “Os anseios individuais dos municípios não devem prevalecer sobre os anseios do conjunto”, frisou.

Francesco Rotolo, secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, ressaltou a importância de discutir o planejamento regional respeitando a vocação de cada cidade. “Não adianta ter uma visão fechada em guetos, é preciso olhar o todo e respeitar a vocação dos municípios para o desenvolvimento sustentável da região”, observou.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, assinalou que condutas restritivas não podem ser adotadas em nome da causa meio ambiente. “Promover o desenvolvimento com sustentabilidade requer diálogo e sinergia entre o poder público e iniciativa privada”, afirmou.

A união de esforços em torno de um tema tão importante como o planejamento regional foi salientada pelo vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal. “Reuniões como essa debatem questões importantes que impactam diretamente na vida da população”, pontuou.

A promotora do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), Alexandra Facciolli Martins, destacou que o Ministério Público sempre defendeu a regionalização para solucionar problemas comuns aos municípios. “É preciso empenho dos municípios para fortalecer a aglomeração urbana, espaço de discussão de temas que dependem da regionalização para avançar”, explanou.

Rosa Mancini, coordenadora da Secretaria Executiva do Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP), apresentou resumo do trabalho realizado. O ZEE é um instrumento técnico e político de planejamento que estabelece diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e a dinâmica socioeconômica das regiões.

Também participaram do encontro as secretárias municipais Daniela Ferraz (Cultura) e Érica Belomi (Desenvolvimento Social); o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira; o vereador Geraldo Voluntário; Letícia Tonini da Emplasa  (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A); José Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociência e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp de Rio Claro; Alexandre Carrile, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB; o promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema; a superintendente do Arquivo Público e Histórico, Monica Frandi Ferreira, representante da prefeitura na comissão técnica do PDUI; entre outros.

O encontro sobre planejamento foi organizado pela prefeitura e Câmara Municipal, com apoio da Emplasa.

Comentários estão fechados.

MENU
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial