Últimas da Opção Fm

Novos radares de Rio Claro  serão testados na Via Kennedy.

Novos radares de Rio Claro serão testados na Via Kennedy.

Editor

janeiro 25th, 2019

Sem comentários

Os equipamentos ainda não têm data para entrarem em funcionamento.

 A empresa vencedora da licitação pública para operar os radares no trânsito de Rio Claro realiza a instalação dos equipamentos para iniciar os testes dos novos radares na Via Presidente Kennedy, região sul da cidade. O trabalho está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “Concentramos os aparelhos num único trecho de maneira a facilitar as avaliações de funcionamento, mas aquele não é o local definitivo de todos aqueles radares”, explica o secretário da pasta, Marco Antonio Bellagamba.

O secretário explica ainda que num único poste irão funcionar o leitor de placas dos veículos, o flash para fotos noturnas e o dispositivo da lombada eletrônica.

“Com o leitor automático de placa (LAP) iremos estruturar a muralha eletrônica da cidade, que possibilitará a identificação de veículo que tenha sido furtado ou roubado, assim que passarem pelo radar, facilitando sua localização. É um ganho para a população e também para policiais e guardas municipais“, informa Bellagamba. A prefeitura já tinha convênio com o governo estadual para interligação ao sistema Detecta, a partir da instalação nos novos equipamentos o município passa a contar com a estrutura necessária para o funcionamento deste serviço.

Além de ampliar a sensação de segurança, outro objetivo a ser alcançado a partir do funcionamento dos radares é reduzir os índices de acidentes de trânsito. “Os radares são ferramentas preventivas a acidentes, uma maneira de induzir os motoristas a respeitarem a sinalização e as leis de trânsito”, acrescenta Bellagamba. “Para nós o ideal é que não sejam aplicadas multas e, sim, que todos que utilizam o trânsito se comportem de maneira a evitar os acidentes. Queremos preservar vidas”, enfatiza Bellagamba.

Após a conclusão da instalação dos novos radares, terá início a fase de testes para verificar o funcionamento dos equipamentos. A comunidade será comunicada previamente sobre locais e datas em que os novos radares irão operar e começar a gerar multas.

Com a finalização do contrato anterior, foi aberto em dezembro processo licitatório para contratação de empresa responsável pela implantação dos novos equipamentos. Neste novo contrato a prefeitura manteve o número de radares e incluiu novos serviços e equipamentos exclusivos para a interligação ao Detecta, aprimorando o funcionamento dos radares. No início deste mês foi definida a empresa vencedora. Na fase de testes a prefeitura avalia se os equipamentos instalados operam de acordo com o estabelecido. Ao final do processo de implantação dos novos radares, serão três radares móveis e 24 equipamentos fiscalizando 48 faixas de rolamento, sendo cinco deles exclusivamente para o sistema Detecta.

Comentários estão fechados.

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
MENU