Últimas da Opção Fm

Rio Claro voltará a ter radares.

Rio Claro voltará a ter radares.

Editor

março 21st, 2019

Sem comentários

Em breve, o município de Rio Claro voltará a ter radares, instalados a partir de estudos técnicos. “Nosso objetivo é preservar a vida, e para isso contamos com o apoio de motoristas e pedestres respeitando os limites de velocidade e a lei”, frisa o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, informando que, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Trafego (Abramet), de cada dez leitos ocupados no país, seis são para vítimas de trânsito. “As pessoas que se posicionam contra os radares ou outras medidas de organização e segurança no trânsito, na verdade, estão se posicionando contra a vida”, afirma.

De acordo com a Secretaria de Segurança, no ano passado ocorreram 2.483 acidentes de trânsito em Rio Claro. “Queremos reduzir esses números e os radares serão um instrumento importante para atingirmos esse objetivo”, continua Bellagamba, lembrando que o município está incluído no Sistema Nacional de Trânsito e integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que, juntamente com a ONU, estabeleceu metas para diminuir o número de acidentes com vítimas fatais.

Para isso, o município terá 24 pontos fixos de fiscalização eletrônica e mais três radares móveis. Na quarta-feira (20) o município divulgou 65 locais de revezamento dos três radares móveis. A relação está no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br). “Algumas pessoas disseram, de maneira equivocada, que seriam 65 pontos de radar, o que não é verdade, diariamente serão três radares móveis em operação”, esclarece o secretário de Segurança, orientando a população a ter cautela com informações veiculadas em mídias sociais, que frequentemente são desprovidas de caráter técnico e informações embasadas.

O critério de escolha dos pontos de fiscalização eletrônica não é somente a acidentalidade, mas inclui a geografia do local, demanda de veículos, presença de escolas, hospitais, indústrias, dentre outros fatores que podem gerar conflito no trânsito e, consequentemente, acidentes.

Uma das novidades da nova fiscalização eletrônica do município é que os equipamentos terão Leitor Automático de Placa (LAP), que vão identificar veículos roubados e furtados. O investimento anual do município na fiscalização eletrônica, que agora inclui os LAP, é de R$ 4,6 milhões.

A prefeitura ressalta que o ideal é que todos respeitem as leis de trânsito. “Evidentemente, quem não cometer infrações não será autuado”, ressalta Bellagamba. No caso de multas, os valores arrecadados são destinados à investimentos no trânsito, conforme preconiza a Resolução 638/16 do Contran e o Código de Trânsito Brasileiro. “O radar não tem finalidade arrecadatória, mas sim preventiva”, pontua o secretário de Segurança.

Os valores arrecadados em Rio Claro são investidos na sinalização e educação para o trânsito. Em 2018, 5.117 crianças da rede municipal de ensino foram orientadas da importância da educação no trânsito. Vinte e cinco palestras sobre o assunto foram realizadas com participação de 1.976 pessoas que foram orientadas da importância da obediência à sinalização de transito. Em outra ação, 1.380 antenas foram distribuídas gratuitamente aos motociclistas para evitar acidentes com linha de cerol.

NOTA DA REDAÇÃO – Este texto foi elaborado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal e não representa o pensamento da Rádio Opção FM. Na verdade o secretário Bellagamba cita números de estatísticas de seu interesse e cria o costumeiro blá-blá-blá oficial para disfarçar a realidade: a indústria das multas.

Quando era candidato, o prefeito Juninho chegou a criticar o excesso de multas e radares. Agora, no poder, faz exatamente o contrário e investe para aumentar a arrecadação de multas. As campanhas educativas citadas no blá-blá-blá de Bellagamba deveriam ter caráter permanente e presença obrigatória na mídia local. Talvez não exista interesse oficial neste tipo de divulgação, afinal, arrecadar é preciso.

Comentários estão fechados.

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
MENU