Últimas da Opção Fm

Rio Claro tem Patrulha Maria da Penha.

Rio Claro tem Patrulha Maria da Penha.

Editor

dezembro 13th, 2018

Sem comentários

Serviço já está funcionando para atender mulheres vítimas de violência doméstica.

O município de Rio Claro passa a contar com mais uma ferramenta de proteção às mulheres: a Patrulha Maria da Penha que foi lançada pela prefeitura nesta quarta-feira (12). O serviço, criado no âmbito da Guarda Civil Municipal (GCM), oferece atendimento personalizado a mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medida protetiva expedida pela Justiça. A proposta é acompanhar de perto essas mulheres para garantir o efetivo cumprimento das medidas protetivas. A Patrulha Maria da Penha conta com viatura própria que funciona 24 horas e quatro equipes com oito guardas, sendo quatro homens e quatro mulheres

Autoridades e representantes de entidades que participaram da cerimônia de lançamento da Patrulha Maria da Penha elogiaram a iniciativa e ressaltaram a importância do serviço.  “É um sonho realizado depois de muito tempo de luta. O município precisava desse serviço para dar respaldo às vítimas e aos profissionais que atuam nessa área”, afirmou a advogada Roseli Ap. Correia, que enalteceu o caráter voluntário dos guardas municipais que atuam na patrulha.

A advogada Ionita de Oliveira Krügner, secretária adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro, também exaltou a medida. “Com a Patrulha Maria da Penha o município pode contribuir para diminuir os números de violência contra as mulheres”, disse lembrando que o Brasil é o quinto país em violência doméstica no mundo e deve implementar ações articuladas para mudar essa realidade.

“Esse projeto é fruto de vontade política e mobilização da sociedade”, declarou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. De acordo com ele, Rio Claro se destaca com a criação do serviço. “Bom seria que a patrulha não fosse necessária, porém já que as agressões contra as mulheres são uma triste realidade, é importante que tenhamos mecanismos para combater essa prática e amparar da melhor forma possível as vítimas”, pontuou.

Para o vice-prefeito e secretário de Segurança, coronel Marco Antonio Bellagamba, a Patrulha Maria da Penha é uma nova modalidade de policiamento que fará visitas sistematizadas às mulheres agredidas. “Nossa expectativa é que em pouco tempo possamos obter resultados positivos com redução dos casos de agressões contra mulheres na cidade”, assinalou Bellagamba, agradecendo o apoio de órgãos públicos e entidades que são parceiras nesse projeto.

O deputado estadual Aldo Demarchi ressaltou o trabalho em harmonia para viabilizar a patrulha, assim como foi feito para a reativação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) no ano passado. O vereador Ruggero Seron, autor do projeto que deu origem à lei que instituiu a Patrulha Maria da Penha, falou da alegria com a criação do serviço e também da tristeza da sociedade, patriarcal e machista, ainda precisar desse tipo de ferramenta para proteger as mulheres.

Também participaram do evento a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi; a superintendente do Arquivo Público, Monica Frandi Ferreira; Luciana Engle, representando o presidente da Câmara Municipal, André Godoy; os vereadores Júlio Lopes e Adriano La Torre; o comandante da GCM, Luís Fernando de Godoy; o superintendente do Daae, Paulo Bortolotti; Adriano Marchi, presidente da Comissão de Segurança da OAB; delegado Carlos Alberto Schio Filho, da DDM; major André Viana e tenente Jone César, da Polícia Militar; além de policiais, guardas municipais e convidados.

Comentários estão fechados.

MENU
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial