Últimas da Opção Fm

Rio Claro tem 952 casos de dengue.

Rio Claro tem 952 casos de dengue.

Editor

junho 19th, 2020

Sem comentários

Não há casos de chikungunya, zika vírus e febre amarela.

 Boletim divulgado na sexta-feira (19) pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Rio Claro aponta que o município tem 952 casos confirmados de dengue neste ano. As ações de prevenção ao Aedes aegypti continuam sendo realizadas na cidade e o apoio da comunidade é fundamental para que o trabalho tenha o resultado esperado.

“Mesmo com temperaturas mais baixas e tempo seco, sem a adoção de medidas preventivas, ocorre a proliferação do mosquito transmissor”, alerta Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

Segundo divulgação do Ministério da Saúde, em um mês o mosquito é capaz de colocar até 500 ovos e picar até 300 pessoas. “Por isso é tão importante evitar locais que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito”, comenta Diego Reis, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses. O Aedes também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela, o que reforça a necessidade de que os moradores façam o descarte correto de materiais, pois lixo e sujeira acumulam água.

O trabalho de combate à dengue é contínuo e envolve vários setores da administração municipal. Além de orientar a comunidade, o CCZ realiza visitas casa a casa de segunda a sexta-feira e vistorias para evitar situações de acúmulo de materiais que podem se tornar criadouros do Aedes aegypti. Também é feita nebulização e as secretarias de Obras e de Agricultura fazem limpezas periódicas de terrenos particulares e em áreas públicas onde moradores, de forma inadvertida, descartam entulho e lixo.

Comentários estão fechados.

MENU