Últimas da Opção Fm

Rio Claro registra 30 casos de dengue.

Rio Claro registra 30 casos de dengue.

Editor

março 22nd, 2019

Sem comentários

A Secretaria de Saúde de Rio Claro confirmou 30 casos de dengue no município. O número, divulgado pela Vigilância Epidemiológica, representa registro de 11 novos casos da doença em uma semana. Na semana passada, Rio Claro tinha 19 casos de dengue registrados. O aumento de casos de dengue põe o município em alerta.

O trabalho do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro é baseado nas últimas análises de densidade larvária. A mais recente foi feita em janeiro e registrou índice de 1.6, o que significa situação de alerta.  O Núcleo de Combate a Endemias do CCZ iniciou 2019 realizando operações de bloqueio, nebulizações e mutirões de limpeza. Apesar de toda essa mobilização, há ainda muitos criadouros nas residências, situação verificada diariamente pelos agentes. “Parte da população compreendeu a necessidade da eliminação da água parada em recipientes, mas ainda existem aqueles que não acreditam na disseminação da doença e relaxam na prevenção”, comenta o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Diego Reis.

Em caso de suspeita de dengue, chikungunya e zika vírus, é realizado bloqueio e nebulização no local. O bloqueio consiste em cercar a área e fazer checagem nas residências para verificar a existência de larvas do mosquito. A maioria das larvas capturadas é do Aedes aegypti, de acordo com análises feitas em laboratório.

As autoridades de saúde municipais voltam a reforçar a orientação para que a população colabore e faça o descarte correto de materiais. O município conta com ecopontos, serviço de cata bagulho, coleta seletiva e coleta de lixo domiciliar.

Segundo dados do CCZ já foram feitas as seguintes ações referentes ao controle do mosquito nesses primeiros três meses do ano, nos locais onde a doença foi confirmada: bloqueio no distrito de Assistência, Jardim Esmeralda, Arco-íris, Jardim das Flores e Parque Mãe Preta; bloqueio e nebulização no bairro Alto do Santana, Jardim Cervezão, Jardim Conduta, Jardim São Paulo, Santa Cruz, Jardim das Palmeiras, Santana, Jardim Floridiana e Jardim Primavera; bloqueio, nebulização e ação educativa na região central; bloqueio, nebulização e mutirão de limpeza no São Miguel e Jardim Novo Wenzel.

Comentários estão fechados.

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
MENU