Últimas da Opção Fm

Rio Claro quer usar Fundo para garantir água na pandemia.

Rio Claro quer usar Fundo para garantir água na pandemia.

Editor

maio 21st, 2020

Sem comentários

Decreto do prefeito Juninho estabeleceu possibilidade de uso dos recursos, mas Justiça suspendeu decreto.

 A crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus também atingiu a arrecadação dos municípios. Em Rio Claro, a prefeitura já contabiliza uma redução de aproximadamente 60% na arrecadação tributária e o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) também já sente os reflexos da retração financeira.

Para que o departamento possa continuar em condições de realizar a captação, tratamento e fornecimento de água aos moradores e setores de comércio e indústria, o prefeito João Teixeira Junior assinou no início deste mês decreto que autoriza o Daae a utilizar até 50% dos recursos do Fundo de Compensação Tarifária dos Serviços de Esgoto.

A empresa BRK Ambiental, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto do município em parceria público-privada, entrou com pedido e a Justiça concedeu liminar que suspendeu os efeitos do decreto assinado pelo prefeito Juninho.

“Vamos recorrer da decisão, pois a arrecadação do Daae caiu e, com isto, corremos o risco de ter os serviços de fornecimento de água prejudicados. Este dinheiro do Fundo é uma garantia para a manutenção do atendimento à comunidade”, explica Paulo Roberto Bortolotti, superintendente do Daae.

A administração municipal quer garantir, com o decreto, o pagamento de insumos, energia elétrica, serviços de manutenção de rede e outras similares, inclusive folha de pagamentos dos servidores.

“Adotamos uma medida preventiva para garantir o atendimento das famílias e empresas”, afirma o prefeito Juninho. “Só vamos utilizar os recursos, se houver necessidade”, explica.

Entre as medidas tomadas pelo município para enfrentar a pandemia, está a suspensão de corte de água de quem atrasar o pagamento da tarifa, pois, com a crise, muitas pessoas estão com dificuldades financeiras.

Nota da redação:

A informação acima foi enviada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Rio Claro. Solicitamos à Assessoria de Imprensa da BRK Ambiental maiores informações sobre o motivo de solicitar junto a justiça a suspensão do decreto municipal. Em resposta à nossa solicitação a BRK Ambiental nos enviou o seguinte comunicado: “A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, esclarece que o pedido de liminar tem o objetivo exclusivo de preservar o fundo garantidor, fundamental para a continuidade dos investimentos e da prestação dos serviços de saneamento no município.”

Comentários estão fechados.

MENU
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial