Últimas da Opção Fm

Rio Claro confirma sétimo óbito por dengue

Rio Claro confirma sétimo óbito por dengue

Luiz Carlos Coletta

abril 15th, 2025

Sem comentários

Município tem 2.468 casos da doença neste ano.

Rio Claro tem neste ano 2.468 casos de dengue e sete óbitos causados pela doença. Boletim foi emitido nesta terça-feira (15) pela Vigilância Epidemiológica, atualizando a situação da doença no município.

A Fundação Municipal de Saúde reforça a importância da procura por atendimento médico antes do agravamento da doença.

Os principais sintomas de dengue grave são: dor abdominal intensa e continua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina, dificuldade de respirar, dificuldade para andar, choro persistente em crianças. Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia da doença e indicar uma forma grave da doença. Numa situação dessas, é preciso procurar o serviço de saúde imediatamente.

Os sinais de alarme da dengue surgem principalmente quando a febre desaparece, geralmente de 3 a 7 dias após o início dos sintomas. Se isso ocorrer, o paciente deve retornar imediatamente ao serviço de saúde.

Quem está com dengue deve se lembrar que repouso é importante para a recuperação. Nunca se deve tomar medicamento sem prescrição médica. Os medicamentos à base de salicilatos (AAS) e anti-inflamatórios não devem ser utilizados, pois podem causar ou agravar sangramentos. É recomendada a utilização de compressas frias nas articulações com dores por 20 minutos a cada 4 horas. Os líquidos são fundamentais para evitar o agravamento da doença. A Vigilância Epidemiológica recomenda que se beba água, chá, sucos, água de coco, soro caseiro ou soro de reidratação oral por até 48 horas após a queda da febre.

Comentários estão fechados.

MENU
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial