Últimas da Opção Fm

Radares móveis de Rio Claro começam a operar na 4ª feira.

Radares móveis de Rio Claro começam a operar na 4ª feira.

Editor

março 22nd, 2019

Sem comentários

Os três radares móveis previstos no contrato de fiscalização de trânsito feito pelo município de Rio Claro começarão a operar na próxima quarta-feira (27). O município contará também com equipamentos fixos de fiscalização, que ainda não têm data definida para entrarem em operação. A prefeitura divulgará com antecedência a data de início de operação, assim como está fazendo com os radares móveis.

“Estamos realizando antecipadamente a divulgação aos motoristas e adotaremos esta mesma medida quando formos colocar em funcionamento os radares fixos”, destaca Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

A prefeitura de Rio Claro divulgou na edição de 20 de março do Diário Oficial 65 pontos onde poderão ser utilizados os três radares móveis. Os locais indicados terão o trânsito fiscalizado em esquema de revezamento pelos radares móveis. Diariamente três radares móveis estarão em operação. O Diário Oficial pode ser acessado no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.

O início do funcionamento dos radares móveis está sendo feito após liberação dos equipamentos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Além de radares móveis, também chamados de radares portáteis, o município terá 24 pontos fixos de fiscalização eletrônica. Equipamentos fiscalizarão exclusivamente a velocidade dos automóveis em três pontos fixos.  Em outros dez pontos haverá equipamentos fixos que fiscalizarão a velocidade e o respeito aos semáforos e à faixa de pedestres. As lombadas (ou barreiras) eletrônicas serão colocadas em seis pontos fixos, nas proximidades de escolas. Todos os dispositivos fixos serão equipados com Leitores Automáticos de Placas (LAP). Além disso, em cinco pontos do município haverá exclusivamente os LAP.

Os Leitores Automáticos de Placas são importante reforço na identificação de veículos roubados. Com a interligação da fiscalização eletrônica ao sistema Detecta do governo estadual, assim que um veículo furtado ou roubado passar pelo leitor, o sistema receberá a informação, que chegará em poucos segundos para Polícia Militar e Guarda Civil. A viatura mais próxima será acionada. Qualquer situação criminal que envolva veículos pode ter sua resolução auxiliada por meio do Detecta, como assaltos ou sequestros, uma vez que o sistema reúne dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), entre outros.

 

Comentários estão fechados.

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
MENU