Últimas da Opção Fm

Prefeitura retira uma tonelada de lixo de casa de acumulador

Prefeitura retira uma tonelada de lixo de casa de acumulador

Editor

junho 17th, 2020

Sem comentários

Ação preventiva à dengue foi realizada na quarta-feira (17), no Terra Nova.

 Restos de construção civil, materiais inservíveis e pneus velhos são alguns dos materiais retirados por equipes da prefeitura de Rio Claro na quarta-feira (17) de imóvel localizado no bairro Terra Nova. Ao todo cerca de uma tonelada de resíduos estava acumulada na residência, favorecendo a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

“A intervenção se fez necessária por se tratar de um caso que comprometia a saúde pública”, destaca o prefeito João Teixeira Junior. “Ações deste tipo visam evitar acumuladores e consequentemente impedir que os casos de dengue aumentem no nosso município”, acrescenta o prefeito Juninho.

Os casos de acumuladores chegam ao poder público por denúncias ou são identificados durante os trabalhos de rotina das equipes de combate à dengue. A situação é monitorada e é feita notificação ao morador para que realize a limpeza. Quando a determinação não é atendida a intervenção do poder público se faz necessária.

“Em tempos de pandemia, não podemos nos esquecer de que a dengue também é uma ameaça à saúde, e que os cuidados são indispensáveis para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, frisa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

Cada ação é planejada e envolve várias secretarias. “Quando necessário o acumulador recebe atendimento na área de saúde, inclusive mental, e também social”, observa Diego Reis, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Os materiais retirados do imóvel no Terra Nova foram levados para o aterro sanitário. “Todo esse material poderia ser usado como criadouro pelo mosquito Aedes aegypti, o que poderia acarretar em mais pessoas com dengue no município”, acrescenta Diego. Outras ações também são realizadas no combate à dengue e incluem nebulizações, visita casa a casa e vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais.

Recentemente residências de acumuladores na Vila Paulista e no Santa Elisa também receberam a operação de limpeza. O trabalho envolve, além da Saúde, as secretarias de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário; Obras; Desenvolvimento Social; e Meio Ambiente.

Comentários estão fechados.

MENU
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Enjoy this blog? Please spread the word :)