Últimas da Opção Fm

Juninho entrega ao governador Dória  Carta de Rio Claro em apoio à Unesp.

Juninho entrega ao governador Dória Carta de Rio Claro em apoio à Unesp.

Editor

maio 9th, 2019

Sem comentários

Universidade solicita mais recursos humanos e financeiros.

 O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, entregou nesta quarta-feira (8) ao governador João Dória, a Carta de Rio Claro assinada por representantes de entidades de classe do município em apoio à Unesp (Universidade Estadual Paulista). A universidade solicita ao governo estadual mais docentes e funcionários e aumento dos recursos financeiros para a manutenção do câmpus. “A Unesp é uma referência no setor educacional e um patrimônio da cidade, e no que depender do município vamos apoiá-la naquilo que for possível”, destaca o prefeito Juninho da Padaria.

A entrega foi feita ao governador, que estava acompanhado de Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. O governador demonstrou preocupação com a situação da Unesp e determinou que a carta fosse encaminhada à secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva, para discutir o assunto.

Na carta, a Unesp informa que o percentual de 9,57% da arrecadação do ICMS destinado às três universidades estaduais paulistas (Unesp, USP e Unicamp), estabelecido em 1995, não é mais suficiente e precisa ser revisto, visto que nesses 24 anos cursos foram ampliados, bem como o número de estudantes atendidos. A Unesp fica com 2,34% do ICMS, USP com 5,03% e Unicamp com 2,2%.

O professor José Alexandre de Jesus Perinotto, diretor do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas), lembra que em 1955 a comunidade de Rio Claro se mobilizou para pedir ao governo de São Paulo e Assembleia Legislativa a implantação da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, criada em 1957 por decreto e com início das atividades em 1958. Agora, 61 anos depois da instalação, a comunidade novamente se mobiliza em prol da universidade. “A comunidade reconhece a importância de ter uma unidade da Unesp na cidade e de novo se mobiliza para que o esforço feito lá atrás não se perca”, explica Perinotto, ressaltando que se algo não for feito a Unesp pode deixar de existir. “Se nenhuma providência for tomada, cursos de graduação e pós-graduação poderão ser descontinuados e pesquisas interrompidas, trazendo, em consequência, grande e danoso prejuízo para toda nossa sociedade”, acrescenta o diretor, frisando a importância desse reconhecimento da população ao trabalho realizado pela universidade.

As entidades rio-clarenses que assinaram a carta são Prefeitura de Rio Claro, Arquivo Público e Histórico de Rio Claro, Rotary Club, Rotary Club Alvorada, Rotary Club Cidade Azul, Rotary Club Sul, Sesi, Acirc, Aspacer, Câmara Municipal, Ciesp, Instituto de Biociências da Unesp, IGCE/Unesp, Jornal Cidade, Jornal Diário, Lions Clube Centro, Lions Clube Indaiá, OAB , Partecal e Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia.

Comentários estão fechados.

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
MENU