Últimas da Opção Fm

Espírito Santo afirma ter detectado coronavírus antes do início da epidemia na China

Espírito Santo afirma ter detectado coronavírus antes do início da epidemia na China

Luiz Carlos Coletta

janeiro 13th, 2021

Sem comentários

Amostras de sangue coletadas no Espírito Santo em dezembro de 2019 continham anticorpos contra o novo coronavírus, antes mesmo da divulgação global do primeiro caso.

A Organização Mundial da Saúde anunciou a primeira contaminação pelo Sars-Cov-2 na China, em 31 de dezembro daquele ano.

A evidência de circulação do vírus causador da Covid-19 foi revelada em estudo da Secretaria de Saúde do Espírito Santo, divulgado na terça-feira.

Foram analisadas SETE MIL 370 amostras de sangue coletadas de pacientes com suspeita de dengue e chickungunya.

Entre elas, 210 tinham anticorpos contra o coronavírus.

De acordo com o estudo, a primeira amostra identificada com o Sars-Cov-2 foi coletada em 18 de dezembro de 2019. Era também positiva para o vírus da dengue.

Rodrigo Ribeiro Rodrigues, diretor-geral do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, responsável pela pesquisa, disse que o resultado aponta que havia contaminação pelo novo coronavírus, ocultada por doenças com maior evidência.

A investigação soroepidemiológica foi feita em parceria com o Núcleo de Estudos de Doenças Infecciosas de Universidade do Espírito Santo e Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Comentários estão fechados.

MENU
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial