Últimas da Opção Fm

Confirmado segundo caso de  sarampo em Rio Claro.

Confirmado segundo caso de sarampo em Rio Claro.

Editor

setembro 13th, 2019

Sem comentários

Paciente passa bem. Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou à Vigilância Epidemiológica (VE) de Rio Claro mais um caso positivo de sarampo no município. É o segundo registrado neste ano no município. A pessoa foi atendida na rede particular de saúde e passa bem.

A Secretaria Municipal de Saúde tomou as providências de caráter preventivo necessárias. Além do encaminhamento de amostras ao Adolfo Lutz para análise, a VE aplicou vacina nas pessoas próximas à vítima que não tinham sido vacinadas. “Quem teve contato com a vítima, mas já tinha sido vacinado não precisa tomar a vacina novamente, o bloqueio da doença é realizado vacinando apenas quem não tinha recebido a dose”, explica Dinorá dos Santos, enfermeira responsável pela VE.

De acordo com a VE, por enquanto não há orientação do Departamento Regional de Saúde para que seja realizada na cidade campanha extraordinária de imunização contra o sarampo. “Estamos seguindo todos os protocolos e tomando todas as ações e precauções que a situação exige”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro reforça a orientação para que a população mantenha a carteira de vacinação atualizada. Em Rio Claro, as doses são aplicadas gratuitamente nas unidades de saúde. Pessoas de 1 a 29 anos devem ter duas doses registradas na carteira de vacinação, e as de 30 a 60 anos, uma dose registrada. A partir de determinação do Ministério da Saúde a vacina também deve ser aplicada em todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano. Já os profissionais de saúde devem ter duas doses registradas da vacina contra sarampo, independente da idade.

Comentários estão fechados.

scriptsell.neteDataStyle - Best Wordpress Services
MENU